brightness_6 Contraste Alt + 1 Ir para menu Alt + 2 Ir para conteúdo Alt + 3 Ir para rodapé Alt + + Ampliar texto Alt + - Reduzir texto

lens_blur LEI Nº 00201/2014

 

Resolução nº 201/2014

 

 

 

 

 

 

“Concede título de cidadania honorária ao Dr. Mirélio Ambrósio Lopes”.

 

A Câmara Municipal de Ubaporanga, por seus representantes DECRETA, e a Mesa Diretora promulga a seguinte Resolução:

 

Art. 1º. Fica concedido o Título de “Cidadão Honorário” ao Dr. Mirélio Ambrósio Lopes.

 

Art. 2º. Fica o Senhor Presidente autorizado a mandar confeccionar o Diploma Honorífico de que trata o artigo 1º desta Resolução, e marcar a data para a entrega do mesmo.

 

Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Ubaporanga – MG, 26 de novembro de 2014.

 

Sebastião Mártir de Lima

Presidente do Poder Legislativo

 

Sebastião Manoel da Costa

Primeiro Secretário do Poder Legislativo

 

 

CURRÍCULUM VITAE

 

Dr. Mirélio Ambrósio Lopes

 

Nascido em Governador Valadares no dia 27 de Julho de 1973, Mirélio Ambrósio Lopes passou sua infância na cidade de Itanhomi - Minas Gerais. Filho primogênito do casal de comerciantes Hélio Ambrósio de Araújo e Mirtes Zenaide Lopes Ambrósio, Mirélio sempre foi uma criança ativa e dinâmica ao lado de seus irmãos Kélio e Gisele. Na escola em que estudou, em Itanhomi, ainda é lembrado como bom aluno que sempre foi.

 

O dinamismo, porém, não se pode comparar a força e a perseverança de Mirélio diante de um sério problema de saúde que enfrentou aos quatro anos de idade, o qual conseguiu vencer com tratamento médico e o indispensável apoio da família e dos amigos.

 

Em 1993 seus pais mudaram para a cidade de Conselheiro Pena onde inauguraram o tradicional “Esquinão dos Tecidos”. Eles foram bem acolhidos pela população e a partir de então, cultivaram amizades e firmaram raízes.

 

Mirélio, ainda muito jovem, tinha uma longa jornada pela frente e apesar da saudade de casa, aos 14 anos, foi para Governador Valadares estudar no Instituto Imaculada Conceição, onde já se dedicava aos estudos vislumbrando sua futura profissão. Depois disso, mudou-se para Juiz de Fora para concluir o Ensino Médio. Destemido e muito interessado em aprender, foi morar na capital capixaba (Vitória – ES), com o intuito de fazer cursos preparatórios para o vestibular de Medicina. O objetivo não demorou muito ser alcançado e em 1994, Mirélio foi aprovado na Fundação Oswaldo Aranha (FOA), em Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, onde se apaixonou cada vez mais pela possibilidade de exercer a Medicina, salvar vidas e amenizar a dor humana.

 

Infelizmente, entre tantas lutas e vitórias, aconteceu uma trágica perda em sua vida: a morte repentina de seu pai em 1998. Esse momento lhe pareceu ser o fim de tudo, a interrupção de um sonho, mas a chance de desistir não lhe pertencia. Embora as dificuldades tenham aumentado, conseguiu com êxito concluir seu curso em 1999. Com o diploma nas mãos e a heróica lembrança de seu estimado pai, Mirélio proporcionou enorme orgulho para sua família e para todos aqueles que torciam por ele.

 

No ano 2000, Mirélio casou-se com Denise Vieira Leal, “filha de Conselheiro Pena”, constituindo um lar feliz e promissor. Eles foram residir em Tarumirim – Minas Gerais, onde nasceu sua primeira filha, Mirela, que ganhou esse nome homenageando o pai de “primeira viagem”.

 

Em 2003, mudou-se para Belo Horizonte para realizar seu curso de especialização médica em Cirurgia Geral, concluindo sua Residência Médica no ano de 2005. Ano que também voltou com a família para Conselheiro Pena onde ainda, anunciou com alegria a chegada de seu segundo filho, Henrique.

 

No ano de 2007 mudou com sua família para a cidade de Caratinga assumindo como Cirurgião Geral o Hospital São Vicente de Paulo emBom Jesus do Galho, o compromisso com a medicinalhe abriu portas em várias  cidades vizinhas, entre elas a querida Ubaporanga, terra natal de seus avós paternos. Cidade esta que adotou como sua “cidade do coração.” Um lugar de paz, tranquilidade,sendo acolhido com carinho e respeito. Fez novas amizades, trabalhou muito e conseguiu reconhecimento profissional da população local, mantendo fortes vínculos com amigos conquistados ao longo do tempo.

 

Sempre dedicado a profissão, tem cumprido com afinco o seu juramento e tem plena convicção de que além de médico, é um ser humano, que aprende e ensina todos os dias, que deseja ser um exemplo digno para seus filhos, o provedor da sua casa e companheiro de sua mulher. Um homem que confia o seu futuro a Deus e se empenha, diariamente, para a construção de um mundo melhor.